Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Avalie o artigo:
0 de 5 - 0 votos
Obrigado pelo seu voto neste artigo.

Normalmente, você pode adicionar, editar e excluir usuários e senhas no Gerenciador de usuários de back-end. Para fazer isso, você deve estar logado como membro do grupo Superadministrador.

Em algumas situações, isso pode não ser possível. Por exemplo, seu site pode ter sido "invadido" e ter as senhas ou usuários alterados. Ou talvez a pessoa que sabia as senhas não esteja mais disponível. Ou talvez você tenha esquecido a senha usada.

Nestes casos, ainda é possível alterar o seu site em Joomla! pelo banco de dados para que você possa efetuar login novamente como um superadministrador. Abaixo estão os métodos possíveis disponíveis para os recuperar as senhas dos superadministradores.

Método 1: arquivo configuration.php

Se você tiver acesso ao seu arquivo configuration.php da instalação do Joomla no seu servidor, poderá recuperar a senha usando o método a seguir.

  1. Usando um programa FTP, conecte-se ao seu site. Encontre o arquivo configuration.php e verifique as permissões do arquivo. Se as permissões tiverem 444 ou algum outro valor, altere as permissões do arquivo configuration.php para 644. Isso ajudará a evitar problemas ao fazer upload do arquivo configuration.php alterado posteriormente neste processo.
  2. Faça o download do arquivo de configuração.
  3. Abra o arquivo configuration.php que foi baixado em um editor de texto como o notepad++ e adicione esta linha...:
    public $root_user='myname';
    ...na parte inferior da lista, em que "myname" é um nome de usuário com acesso de administrador para o qual você sabe a senha. Um nome de usuário com nível de autor ou superior também pode ser usado no lugar de um nome de usuário com acesso de administrador.
  4. >Salve o arquivo configuration.php e faça o upload novamente para o site. Você pode deixar as permissões no arquivo configuration.php em 644. Este usuário agora será um superadministrador temporário.
  5. >Faça login no back-end e altere a senha do usuário administrador para o qual você não consegue recuperar ou crie um novo usuário superadministrador. Se você criar um novo usuário, poderá bloquear ou excluir o usuário antigo, dependendo das circunstâncias.
  6. >Quando terminar, use o link "Clique aqui para tentar fazê-lo automaticamente" que aparece na caixa de alerta para remover a linha que foi adicionada ao arquivo configuration.php. Se o uso do link não tiver sido bem-sucedido, volte e exclua a linha adicionada do arquivo configuration.php usando um editor de texto. Faça o upload do arquivo configuration.php de volta ao site.
  7. >Usando o seu programa FTP, verifique as permissões do arquivo configuration.php, elas devem ser 444. Se você removeu manualmente a linha adicionada, altere as permissões do arquivo no arquivo configuration.php para 444.
Se você não possui o usuário e não lembra da sua senha e não pode utilizar o registro de front-end, pode ser necessário fazer uma alteração no banco de dados, conforme descrito abaixo neste documento.

Método 2.1: Edição direta do banco de dados

Se o método acima não funcionou, você tem duas outras opções, que exigem trabalhar direto com o banco de dados MySQL.

Se o usuário administrador já estiver definido, a opção mais simples é alterar a senha no banco de dados para um valor conhecido. Isso requer que você tenha acesso ao banco de dados MySQL usando phpMyAdmin ou outro cliente.

  1. Acesse o phpMyAdmin e selecione o banco de dados para do seu site em Joomla! na caixa de listagem suspensa à esquerda. Isso mostrará as tabelas do banco de dados no lado esquerdo da tela.
  2. Encontre e clique na tabela com "_users" anexados na lista de tabelas (nota: você pode ter um prefixo que não é jos_, basta ir na tabela _users como seu prefixo).
  3. Clique no botão "Procurar" na barra de ferramentas superior. Isso mostrará todos os usuários configurados para este site.
    Encontre o usuário cuja senha você deseja alterar e pressione o ícone Editar para esta linha.
  4. Um formulário será exibido, permitindo editar o campo da senha. Copie o valor:
    d2064d358136996bd22421584a7cb33e: trd7TvKHx6dMeoMmBVxYmg0vuXEA4199

    no campo de senha e pressione o botão Ir. O phpMyAdmin deve exibir a mensagem "Linhas afetadas: 1". Neste ponto, a senha deve ser alterada para secreto.

  5. Efetue login com este usuário e senha e altere a senha deste usuário para um valor seguro. Verifique todos os usuários usando o Gerenciador de usuários para garantir que eles sejam legítimos. Se você foi hackeado, convém alterar todas as senhas no site.

Se a alteração da senha não funcionar, ou você não tiver certeza de qual usuário é membro do grupo Superadministrador, use essa outra opção para criar um novo usuário:

Método 2.2: Edição direta do banco de dados

  1. Acesse o phpMyAdmin e selecione o banco de dados para o seu site em Joomla! na caixa de listagem suspensa à esquerda. Isso mostrará as tabelas do banco de dados no lado esquerdo da tela.
  2. Pressione o botão "SQL" na barra de ferramentas para executar uma consulta SQL no banco de dados selecionado. Isso exibirá um campo chamado "Executar consultas/consultas SQL no banco de dados <seu banco de dados>".
  3. Exclua qualquer texto desse campo, copie e cole a consulta a seguir e pressione o botão Ir para executar a consulta e adicionar o novo usuário Administrador à tabela.
  4. Use a consulta SQL abaixo para adicionar outra conta de administrador.
INSERT INTO `jos31_users`
   (`name`, `username`, `password`, `params`)
VALUES ('Administrator2', 'admin2',
    'd2064d358136996bd22421584a7cb33e:trd7TvKHx6dMeoMmBVxYmg0vuXEA4199', '');
INSERT INTO `jos31_user_usergroup_map` (`user_id`,`group_id`)
VALUES (LAST_INSERT_ID(),'8');

Neste ponto, você deve conseguir fazer login no back-end do Joomla! com o nome de usuário admin2 e a senha secreto. Após o login, vá para o Gerenciador de usuários, altere a senha para um novo valor seguro e adicione um endereço de email válido à conta. Se houver a chance de você ter sido ha-ha-hackeado (copiada a zueira do amigo Kazuo Gomi Filho!), verifique se todos os usuários são legítimos, especialmente quaisquer membros do grupo Superadministrador.

Sobre o autor
Administrador
Autor: AdministradorEmail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sobre
Você pode querer ver também:

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar